Exposição a forno de micro-ondas pode provocar câncer?

Exposição a forno de micro-ondas pode provocar câncer?

Mito. Muitas pessoas optam por não utilizar o forno micro-ondas por considerar que sua radiação nos alimentos pode provocar câncer. No entanto, a radiação do micro-ondas tem apenas a propriedade de cozinhar e/ou aquecer os alimentos, não alterando a estrutura química ou molecular do alimento. Assim, o consumo de alimentos aquecidos no micro-ondas não aumenta o risco de câncer.

O forno de micro-ondas emite uma forma de radiação não ionizante classificada como possivelmente cancerígena para seres humanos, mas a estrutura do forno está preparada para que a radiação não extravase para o ambiente externo. É importante seguir as instruções de utilização dos aparelhos, pois podem trazer riscos se estiverem danificados, principalmente as vedações de portas antigas ou defeituosas – causas mais comuns de vazamento desse tipo de radiação. Outras formas são acúmulo de sujeira, abuso mecânico ou simplesmente o desgaste do uso contínuo”.

Há uma barreira segura contra a emissão em níveis preocupantes de ondas eletromagnéticas potencialmente cancerígenas para o ambiente. Ocorre um pequeno escape, é verdade, mas em um nível tolerável e não muito diferente da emissão dos aparelhos celulares, por exemplo. Todos os micro-ondas certificados pelo Inmetro têm a segurança necessária para o uso doméstico.