Mito. Como qualquer procedimento cirúrgico, ela tem riscos, mas, em geral, é considerada segura quando realizada por profissionais experientes e com os cuidados adequados antes e depois da operação.
A cirurgia bariátrica é recomendada para tratar a obesidade grave e melhorar condições associadas, como diabetes e hipertensão. Os avanços na medicina reduziram significativamente os riscos. Hoje, ela apresenta taxas de complicações similares a cirurgias comuns, como a retirada da vesícula.
É importante lembrar que os riscos variam conforme a saúde do paciente. Pessoas com obesidade têm mais chance de complicações em qualquer cirurgia. No caso da bariátrica, o acompanhamento médico ajuda a minimizar esses riscos e garantir uma recuperação mais tranquila!
Os benefícios da cirurgia bariátrica, como a redução do peso e o controle de doenças graves, geralmente superam os riscos. Para muitos pacientes, o procedimento aumenta a qualidade e a expectativa de vida, algo difícil de alcançar apenas com dietas e exercícios.
Portanto, a cirurgia bariátrica não é mais arriscada que outras cirurgias similares, desde que realizada em condições adequadas. O mais importante é contar com orientação médica para avaliar os benefícios e os possíveis riscos de forma individualizada.