Se os exames de colesterol estiverem normais, o coração está completamente saudável?

Se os exames de colesterol estiverem normais, o coração está completamente saudável?

Mito. Um novo estudo realizado nos EUA aponta que quase 75% dos pacientes que foram hospitalizados depois de sofrer um infarto estavam com os níveis do LDL (colesterol ruim) considerados normais -abaixo de 100 mg/dl-, o que está de acordo com as diretrizes atuais.

Quanto mais alto o LDL (colesterol ruim) presente em nossa corrente sanguínea, maior a chance de ele “entrar” nos nossos vasos. Porém, não é obrigatoriamente necessário ele estar em maior quantidade para se acumular nas artérias. Ele pode ser qualitativamente “pior” e mais susceptível à formação de placas de gordura. Os Fatores que causam essa lesão nas artérias são: tabagismo, diabetes, hipertensão arterial, alterações genéticas.

Desse modo, se a pessoa tem colesterol normal, mas fuma, tem pressão alta ou outros fatores, pode ter entupimento de artérias e infartar sim. O colesterol por si só não é maléfico, mas ele pode se tornar a depender do cenário que se encontra e dos outros fatores de risco que estiverem presentes. (quanto mais fatores, maior o risco).