Se eu faço autoexame de mamas todos os meses não preciso fazer mamografia?

Se eu faço autoexame de mamas todos os meses não preciso fazer mamografia?

Mito. Realização da mamografia regularmente é fundamental para diagnosticar o câncer de mama ainda em fases iniciais, quando as chances de cura são maiores. Dependendo do perfil da mulher, outros exames podem ser indicados.

A mamografia é um exame radiológico de alta resolução. Por meio dele, é possível obter imagens detalhadas dos tecidos internos da mama e identificar tumores precocemente, mesmo antes que eles causem sintomas. Quando são identificados nódulos suspeitos, pode-se colher uma amostra do tecido (biópsia) para ser analisada em laboratório a fim de verificar se é um tumor maligno e de que tipo.

Na maioria das vezes, os indícios de um câncer de mama, o mais frequente entre as mulheres depois do câncer de pele não melanoma, são percebidos pelas próprias pacientes, que identificam pelo toque caroços (nódulos) geralmente indolores na região.  No entanto, quando isso acontece, a doença já costuma estar em estágios mais avançados. Ou seja, no cuidado das mamas, o autoexame, apalpando as mamas, deve ser realizado, mas só isso não basta. A mamografia é fundamental para o diagnóstico precoce. Quanto mais cedo o tumor é detectado, maiores são as chances de cura a partir de tratamentos menos agressivos.

A mamografia é capaz de identificar os chamados carcinomas in situ, lesões em estágios bem iniciais que não ainda não invadiram outras partes da mama. Simples, rápida e segura, a mamografia ajuda a salvar vidas