Talvez você tenha vivenciado a situação assustadora e bastante desagradável de estar acordado, mas não conseguir se mover, falar ou abrir os olhos, ao menos uma vez na vida e pode até ficado com medo, imaginando algo sobrenatural ou sentir-se assombrado durante o dia. Mas calma, essa situação tem nome, é a chamada paralisia do sono, que apesar de levar à quadros de angústia e terror quando frequente, não coloca sua vida em risco e pode ser tratada rapidamente.
Esse transtorno tem duração de um a dois minutos e costuma ser comum em pessoas que têm narcolepsia ou apneia do sono, mas pode afetar qualquer pessoa. De acordo com especialistas, algumas pessoas sofrem mais com a paralisia do sono, especialmente quando ela ocorre com maior frequência.
Ao todo são mais de 2 milhões de casos registrados todos os anos apenas no Brasil. Esses dados contribuíram para o surgimento de uma nova área dentro da Neurologia dedicada ao sono, é a Medicina do Sono, que tem realizado diversas pesquisas, devido à importância do sono para o bem-estar dos seres humanos.
A paralisia do sono está diretamente ligada às fases do sono. Todos os indivíduos passam por 4 a 6 ciclos de sono por noite e a paralisia do sono irá ocorrer em dois momentos. O primeiro ocorre quando o corpo entra no estado de inconsciência antes da mente, os músculos relaxam e não é possível movê-los. O segundo momento ocorre na tentativa de despertar precocemente a mente durante o chamado sono REM (do inglês, Movimento Rápido dos Olhos), aquele mais próximos do momento de acordar. Há então um bloqueio dos neurônios motores que impedem o corpo de realizar os movimentos feitos no sonho. Ou seja, é uma proteção para seu corpo, pois seria perigoso (além de assustador para as pessoas próximas), você sonhar que está nadando, correndo e o seu corpo físico a realizar tais movimentos.
Diagnóstico
A paralisia do sono é possível de ser diagnosticada pela própria pessoa. Para isso, recomenda-se que o indivíduo acompanhe a qualidade do seu sono, registre as quantidades de episódios que ocorrem e relate isso ao médico.
Tratamento
É importante lembrar que a paralisia do sono é um fenômeno de reação do corpo diante da perturbação do sono. Sendo assim, para recomendar o tratamento desse transtorno, o médico vai avaliar o nível de gravidade dos episódios relatados pelo paciente. Dessa forma, o tratamento será condicionado à busca por melhorias nos hábitos de sono da pessoa, também chamado de “higiene do sono”. Dessa forma, os especialistas recomendam como tratamento inicial para a maioria dos casos o seguinte:
- Ir para a cama no mesmo horário todas as noites.
- Não consumir cafeína ou qualquer outra bebida estimulante antes de dormir.
- Não consumir alimentos “pesados” à noite.
- Buscar um ambiente de sono tranquilo e confortável: baixa ou nenhuma iluminação e sem barulho.
- Evitar distrações antes de dormir: desconecte-se de telas de celulares e TVs uma hora antes do sono.
Se você seguir as recomendações médicas para tranquilizar o seu organismo, buscando manter hábitos de sono melhorados, sua condição irá melhorar muito e seu sono será mais saudável, afastando assim o transtorno da paralisia.