Infecção urinária é coisa de mulher

MITO.

Apesar de ser mais comum entre mulheres, afirmar que infecção urinária é “coisa de mulher” é um mito.

Homens também podem ter infecções do trato urinário (ITU) — especialmente com o avanço da idade, quando aumentam os riscos de problemas relacionados à próstata, como o aumento prostático benigno, que pode dificultar o esvaziamento completo da bexiga e favorecer infecções.

Além disso, fatores como má higiene íntima, uso prolongado de sondas urinárias, pedras nos rins, diabetes mal controlado e retenção urinária também podem contribuir para o desenvolvimento de ITU em homens.

Já nas mulheres, a anatomia facilita o aparecimento de infecções urinárias, especialmente pela uretra mais curta, que permite que bactérias da região anal alcancem mais facilmente a bexiga. Porém, isso não significa que os homens estejam livres desse problema.

Os sintomas clássicos — como dor ao urinar, urgência urinária, ardência e, às vezes, febre — devem ser levados a sério em qualquer pessoa, independente do sexo.

A infecção urinária pode ser tratada com eficácia, mas o ideal é prevenir e buscar avaliação médica assim que os primeiros sintomas surgirem.