Gatilhos psicológicos podem fazer uma pessoa iniciar no tabagismo?

Gatilhos psicológicos podem fazer uma pessoa iniciar no tabagismo?

Verdade. Uma pessoa pode começar a fumar por vários motivos; pode estar em um momento de tristeza, seja um adolescente ou um adulto, e um amigo oferecer um cigarro e ela entender aquilo como um “acolhimento”. Ela pode começar a ter memória emocional daquele momento, onde foi amparada por um amigo e o cigarro fazia “parte da história”. Um outro exemplo que podemos citar, são as pessoas mais tímidas, que ao fumar, sentem que de repente começam a fazer parte de um grupo, se sentem mais aceitas.

Além disso, temos também os casos de famílias de fumantes, onde o tabagismo é um comportamento aprendido de criança, desde cedo ela vai assistir o pai, a mãe ou outros parentes fumarem.  A pessoa pode ir desenvolvendo esse hábito sem perceber, é algo que traz uma carga afetiva e os motivos podem ser variados.

Vale reforçar que ninguém inicia no tabagismo, assim como em outras drogas, achando que vai se viciar, mas a nicotina, assim como outras substâncias, vicia de fato. A forma/tempo com que isso pode acontecer, vai depender muito do contexto de vida do indivíduo, podendo ser além de uma dependência química, também uma dependência psicológica, onde a pessoa acaba ficando dependente daquele hábito, começa a ser algo automático.