Cuide da saúde do seu coração!

Com cerca de 12 cm de comprimento e 9 cm de largura (tamanho aproximado de um punho fechado) e pesando, em média, de 250 a 300 g (nos adultos), o coração humano é o órgão responsável pelo percurso do sangue bombeado através de todo o organismo. Esse processo acontece em aproximadamente 45 segundos em repouso, a uma pressão razoável que faz o sangue percorrer todo o corpo nos sentidos de ida e volta, transportando oxigênio e nutrientes necessários às células que sustentam as atividades orgânicas. Com essas características você já deve imaginar a importância que esse órgão tem para a saúde e o funcionamento de todo o organismo. Mesmo assim, muitas pessoas ainda descuidam da saúde do coração.

Os números não enganam, de acordo com estimativas da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), até o final do ano, cerca de 400 mil brasileiros irão morrer por problemas de saúde relacionados ao coração. Especialistas afirmam que a probabilidade de se adquirir uma doença cardiovascular aumenta de acordo com a idade e de acordo com o histórico familiar. A atenção e o cuidado com o coração devem ser ainda mais intensos por parte dos homens com mais de 45 anos, e mulheres com mais de 55 anos, principalmente àqueles com histórico de doenças cardiovasculares na família.

Como cuidar do coração

É preciso ficar atento com a saúde do coração, buscando ter um estilo de vida que promova a saúde desse órgão. Segundo especialistas, muitas mortes podem ser evitadas com uma mudança no estilo de vida, deixando hábitos ruins de lado.

Os cardiologistas são unânimes em recomendar que os pacientes comecem a praticar atividades físicas, escolham uma alimentação saudável, não fumem e evitem o consumo exagerado de bebidas alcoólicas; além claro da importância de realizar um checkup médico anual. Essas atitudes e ações simples são importantes não apenas prevenir doenças cardíacas, mas para ter uma vida melhor e mais saudável. A prevenção atua para reduzir os riscos de infarto, entre outras doenças.

Confira algumas dicas dos especialistas da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) para manter seu coração saudável:

  • Manter uma alimentação balanceada: Prefira alimentos naturais, frutas, legumes, verduras, carnes magras, grãos e cereais. Deixe de consumir produtos industrializados, fast foods e alimentos ricos em gordura que resultam na obstrução das artérias. Evite excesso de sal nos alimentos.
  • Fazer atividades físicas: Recomenda-se exercícios aeróbicos, no mínimo, 3 vezes por semana, como corrida, caminhada, ciclismo, natação e dança. Consulte seu médico para mais orientações sobre a atividade adequada para você.
  • Controlar o peso: Diversas doenças cardiovasculares, como hipertensão e colesterol alto surgem quando estamos acima do peso, por isso, mantenha uma boa alimentação, e saia do sedentarismo.
  • Evitar cigarro e consumo de bebidas alcoólicas: O álcool causa danos às células do coração, aumenta as chances para doenças cardiovasculares (infarto e insuficiência cardíaca). E o tabagismo provoca o estreitamento das artérias e a elevação da pressão arterial.
  • Reduzir o estresse: O estresse causa diversas alterações no organismo, contribuindo para o surgimento de diversas patologias: aumento da pressão arterial, decorrente da descarga de adrenalina. Busque ter momentos de lazer para seu bem-estar e redução da tensão.
  • Realizar acompanhamento médico: O check-up anual com o controle a pressão arterial com uma periodicidade maior, principalmente quando se tem histórico de doenças cardiovasculares na família. Aos hipertensos, a recomendação é realizar a verificação a cada 3 meses, ou de acordo com a orientação do cardiologista.