A Síndrome Metabólica (SM) é um transtorno caracterizado pela presença de obesidade com a associação de três, ou mais, destas doenças: hipertensão arterial, diabetes, aumento de triglicérides e diminuição do HDL (bom colesterol). Estudos constataram que há uma forte associação da síndrome com complicações cardiovasculares e mortalidade precoce.
As causas da Síndrome Metabólica são diversas, mas é possível afirmar que há uma forte relação com padrão familiar, dieta desequilibrada associada a um estilo de vida sedentário. A SM chamada de doença silenciosa, porque geralmente não apresenta sintomas. O que pode dificultar o diagnóstico.
Segundo Dr. Paulo Nassif – cirurgião do aparelho digestivo que coordena uma equipe de estudos e tratamento da obesidade e síndrome metabólica – o tratamento mais eficaz para a síndrome está na mudança de hábitos de vida, pela adoção uma alimentação saudável, prática de exercício físico regular e, sobretudo, na perda de peso. Para os casos, mais graves, como de pacientes que possuem diabetes mellitus Tipo 2 (DM2), com Índice de Massa Corporal entre 30 Kg/m2 a 35 Kg/m2, a Cirurgia Metabólica poderá ser indicada.