O verão é a estação mais quente do ano, mas isso não é desculpa para parar com as atividades físicas. “A melhor atividade física é aquela que te faz sentir bem. Se você já pratica alguma atividade, não tem problema em mantê-la. Se deseja começar, deve procurar uma avaliação médica prévia e realizá-la com ajuda de um profissional especializado”, alerta Dr. Matheus Teixeira, ortopedista e traumatologista do esporte do Hospital das Nações.
Segundo o médico, não há um exercício mais recomendado para praticar no verão, o importante é fazer uma atividade física que você goste, tendo apenas o cuidado com os horários em que o sol estiver mais fraco no caso de exercícios feitos a céu aberto. “Em virtude do calor e das altas taxas de radiação solar, recomenda-se realizar as atividades físicas antes das 10h e após as 16h. E lembrar sempre de utilizar um protetor solar com fator de proteção adequado ao seu tom de pele e conforme as taxas de radiação UV previstas para o horário”, orienta.
Além disso, durante a prática de atividades físicas nesse período de intenso calor, é preciso ficar atento ao consumo de líquido. “Devido ao calor excessivo e a alta umidade, geralmente temos uma taxa maior de transpiração e a hidratação deve ser diretamente proporcional a quantidade que você suar. Sugiro a ingestão de pelo menos 300ml de água por hora de atividade”, completa Dr. Matheus.
Em relação aos benefícios da prática de atividades físicas, nem é preciso lembrar que são muitos, independente da estação do ano. “A cultura do ‘projeto verão’ não deve ser estimulada, mesmo porque pode tornar-se prejudicial à saúde. A prática de atividades físicas deve ser rotineira e ao longo do ano inteiro”, alerta o médico.
Segundo Dr. Matheus, a atividade física em todas as estações do ano, especialmente no verão, traz vários benefícios, tais como o melhor funcionamento do sistema cardiorrespiratório, melhor controle da pressão arterial e dos níveis glicêmicos. “Além de promover um melhor controle do peso corporal, melhora o humor, a autoestima e favorece a integração social”, destaca.
É importante lembrar que a prática de atividades físicas traz esses benefícios para todos que praticam: jovens, crianças, idosos. Segundo o especialista, não há restrições para começar a se mexer e isso pode ser feito mesmo no verão. É preciso apenas ficar atento às orientações quanto aos horários de calor mais intenso e consumir muito líquido. “Não há restrições quanto a idade. No entanto, crianças e idosos são mais susceptíveis para insolação e para a desidratação. Por isso, é imprescindível respeitar os horários de exposição ao sol, o uso do protetores solares e aumentar a ingestão de líquidos”, afirma.
Além disso, relembrando, indiferente da idade, antes de iniciar uma atividade, é preciso procurar orientação médica para que a prática seja feita com total segurança à saúde. Então, antes de iniciar algum exercício, esporte, marque uma consulta com seu médico, faça os exames que ele solicitar e aí sim, você estará preparado para curtir o verão e todas as estações de forma saudável, ganhando qualidade de vida e bem-estar.