Saiba como o corpo reage quando você deixa de fumar

Saiba como o corpo reage quando você deixa de fumar

Fumantes são sempre alertados sobre o fato de seu mal hábito fazer mal à saúde e a importância de pará-lo o quanto antes. O cigarro mata e prejudica muito o organismo. E o que todo fumante também sabe é que é um grande desafio tomar essa decisão, mesmo sendo a melhor coisa a fazer para manter a saúde em perfeito estado.

Superar o vício do tabaco é algo que exige muito do indivíduo, tanto física como mentalmente. Por isso, ao pensar nessa possibilidade, é importante buscar ajuda. E, além disso, é importante entender as mudanças positivas que ocorrem no organismo quando há o abandono do tabagismo.

Segundo especialistas, é natural que os primeiros dias depois de parar sejam difíceis, no entanto, a boa notícia é que as dificuldades se tornam menores com o passar do tempo e as mudanças positivas se tornam mais visíveis.

Imediatamente após parar de fumar, as mudanças positivas já ocorrem no corpo. Mas, será que com o passar do tempo, o pulmão de um ex-fumante é capaz de regenerar-se? A resposta é: sim! Veja como isso funciona de forma gradativa:  Ao parar de fumar, após 20 minutos a pressão sanguínea e a pulsação se normalizam e seu corpo reagirá da seguinte forma, de acordo com médicos: Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue;  Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza; Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor; Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros, e o paladar já degusta melhor a comida; Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora; Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio reduz pela metade e, pasme, após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Abstinência

A parte mais difícil na hora de parar de fumar é a chamada crise de abstinência, que ocorre com a saída da nicotina do organismo. De acordo com especialistas, isso ocorre porque ela é uma droga que atua no sistema nervoso central acarretando mudanças no estado emocional e comportamental do fumante e causa dependência. Ou seja, é natural que ao parar de fumar algumas pessoas apresentem alguns sintomas incômodos como dor de cabeça, tontura, agressividade, irritabilidade, alteração no sono e dificuldade de concentração. Mas calma, essa fase não dura para sempre. Ela costuma durar entre uma e duas semanas.

Durante o período de crise de abstinência, o sintoma mais intenso é a enorme vontade de fumar. Nesses momentos, algumas atitudes podem ajudá-lo, tais como: chupar gelo, escovar os dentes com grande frequência, beber água gelada ou comer uma fruta.

Além disso, os especialistas recomendam que as mãos se mantenham ocupadas: utilize um elástico ou pedaço de papel, rabisque algo ou mexa em pequenos objetos; Procure distrair-se conversando com alguém, movimentando-se ou fazendo algo diferente do programado. Lembre-se, a vontade vai passar; Outra excelente forma de lidar com essa ase é praticar exercícios de relaxamento: respire fundo pelo nariz e conte até seis, depois deixe o ar sair lentamente pela boca. Repita algumas vezes. Cuide da sua saúde. Parar de fumar é um ato de amor-próprio.