Quem faz cirurgia bariátrica não pode engravidar?

Quem faz cirurgia bariátrica não pode engravidar?

MITO . Há um mito comum de que quem faz cirurgia bariátrica não pode engravidar.

A verdade é que a cirurgia bariátrica não impede a gravidez. Na realidade, muitas mulheres que passam pelo procedimento podem ter uma chance maior de ter uma gravidez normal e saudável em comparação com aquelas que são obesas.

É recomendado que as mulheres esperem cerca de 18 meses após a cirurgia antes de tentar engravidar. Isso se deve ao rápido emagrecimento pós-operatório, que pode levar à perda de nutrientes e vitaminas. Esperar esse período permite que o corpo se estabilize e esteja nutricionalmente preparado para uma gravidez saudável.

Durante esse período de espera, o corpo passa por mudanças substanciais, perdendo peso e ajustando-se à nova ingestão de nutrientes. É um momento em que a saúde da mulher é monitorada de perto, garantindo que ela receba os suplementos necessários, como ferro, vitamina B12 e, crucialmente, ácido fólico, que é vital para prevenir defeitos congênitos

Assim, a cirurgia bariátrica não é uma barreira para a maternidade, mas sim uma etapa que requer planejamento e cuidado.

Consulte sempre um médico para orientação personalizada.