O câncer de próstata é uma doença de idoso?

O câncer de próstata é uma doença de idoso?

Como regra geral, pode-se dizer que a incidência do câncer de próstata guarda certa relação com a idade. Ou seja, é de 50% na faixa dos 50 anos de idade, cerca de 70% aos 70 anos, e assim por diante. Apesar de o risco para a doença aumentar significativamente após os 50 anos, cerca de 40% dos casos são diagnosticados em homens abaixo desta idade. 

Entretanto, a doença é rara antes dos 40 anos. Embora três quartos do número de casos no mundo acometem homens acima dos 65 anos de idade, sete novos casos da doença surgem a cada hora. Portanto, homens de todas as idades devem ficar atentos aos fatores de risco.

O início da avaliação do risco de câncer de próstata começa aos 50 anos, mas para homens afrodescendentes, obesos mórbidos ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata, as avaliações devem começar aos 45 anos. Os exames deverão ser realizados após uma análise dos fatores de risco pelo urologista e ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em decisão compartilhada com o paciente.