Inclua mais vegetais na sua alimentação!

Já na infância aprendemos que comer legumes e vegetais ajudam a manter a saúde em dia. Aprendemos que um prato bem colorido é sinal de saúde.

Acontece que a vida adulta chega e manter uma dieta balanceada consumindo esse importante grupo de alimentos torna-se um desafio para quase todo mundo. Seja por conta da rotina agitada, da falta de tempo ou, até mesmo a preguiça do preparo e o preço dos alimentos, os vegetais têm ficado de fora da alimentação diária da maioria da população.

De acordo com a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) o consumo médio deve ser de 400g de vegetais e frutas, sendo pelo menos metade de cada. Segundo especialistas, um bom começo para atingir essa necessidade é procurar consumir os vegetais em pelo menos uma refeição principal do dia, como o almoço ou jantar. Para ajudar você nesse desafio de ter uma alimentação saudável com a inclusão de legumes e vegetais na sua alimentação, separamos algumas dicas. Confira:

Coloque os legumes e vegetais no topo da geladeira: Você certamente irá consumir mais desse grupo alimentar se estiver ao alcance dos seus olhos a cada vez que abrir a geladeira.

Prepare diversos legumes e vegetais no final de semana: Tire algumas horas do sábado ou domingo à tarde para fazer isso. Lave todos os vegetais e guarde em recipientes bem fechados para consumir durante a semana. Se quiser, pode também cozinhar diversos deles já no final de semana; outros você só precisará lavar e deixar a água escorrer para guardar (como a alface, por exemplo). Você também pode apenas lavar, cortar e congelar para terminar de cozinhá-los na hora das refeições — apenas por já estarem cortados, você terá ganho muito tempo.

Congele legumes e vegetais:  Com a rotina muitas vezes torna-se impossível comer legumes e vegetais frescos. Por isso, a dica é congelá-los para serem utilizados em massas, sopas e outros pratos.

Descubra como você realmente gosta de legumes e vegetais:  Uma alternativa para comer mais opções desse grupo de alimentos é mudar a forma de preparo. Talvez você não goste de comer a comida crua, mas pode gostar deles gratinados, cozidos ou assados.

Faça sucos com legumes e vegetais:  Aposte em folhas verdes, beterraba, cenoura e outros para criar sucos saborosos misturando-os com um pedaço ou dois de frutas se batidos no liquidificador. Essa dica, especialmente, pode colaborar na introdução desse grupo de alimentos na alimentação de crianças que adoram saborear sucos deliciosos e coloridos. O ganho aqui está nos nutrientes!