Como cair na folia com segurança

Como cair na folia com segurança

Chegou a hora de cair na folia. Para aguentar a maratona de festas é preciso estar bem não só no espírito, mas também na saúde. Por isso, aqui vão algumas dicas super úteis para aproveitar o melhor do Carnaval, sem colocar a saúde em risco:

– Sexo, só se for seguro! Usar camisinha previne não apenas uma gravidez indesejada e o vírus da Aids como várias outras DSTs que voltaram com tudo: Sífilis, Gonorreia, Clamídia e HPV.

– Não saia distribuindo beijos. Não é apenas o sexo que pode transmitir doenças, alguns vírus podem ser passados também pelo beijo, como a mononucleose infecciosa e a herpes labial que, uma vez adquirida, será a sua companheira pela vida toda.

– Não abuse das substâncias energéticas. Apesar de darem mais pique, substâncias como o pó de guaraná e as bebidas energéticas são ricas em cafeína que, quando consumidas em excesso, atrapalham o sono, causam gastrite e sobrecarregam o organismo, podendo levar até à arritmia cardíaca.

– Modere no álcool. As bebidas alcoólicas promovem uma eliminação de líquidos muito maior do que a ingestão em si e podem provocar desidratação. Procure intercalar um copo de bebida alcoólica com um de água e comer alguma coisa enquanto bebe, assim, os efeitos negativos e até a ressaca ficarão mais brandos.

– Descanse. Nosso corpo necessita de seis a oito horas por dia para se regenerar, caso contrário ele não aguentará o ritmo dos quatro dias de folia e em algum momento dará sinais de cansaço e esgotamento.

– Alimente-se bem. Antes de cair na folia, evite alimentos ricos em gorduras, que tornam a digestão mais lenta e causam desconforto. Faça uma refeição com alimentos ricos em carboidratos que oferecerão bastante energia. Durante a folia, não fique mais do que quatro horas sem se alimentar, consuma alimentos leves e que favoreçam uma rápida digestão, além de hidratação e nutrição, como sanduíches naturais e sucos de frutas.

– Hidrate-se antes, durante e depois das festas. Carnaval coincide com o verão e para prevenir a desidratação, é necessário ingerir diariamente de dois a três litros de água. Além de água, vale investir nos sucos naturais de frutas, água de coco e até mesmo nas bebidas isotônicas, que repõem os eletrólitos como sódio, potássio, magnésio e cloro perdidos durante a transpiração.

– Cuidado com o sol. Vai curtir o carnaval durante o dia? Então não esqueça de proteger a sua pele utilizando protetor solar com Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo de 30 (que deve ser reaplicado a cada duas horas), camiseta e chapéu, além de evitar a exposição entre as 10h e 16h.