As emoções também influenciam no surgimento de doenças neurológicas?

As emoções também influenciam no surgimento de doenças neurológicas?

As doenças emocionais, também chamadas de psicossomáticas, são sintomas físicos causados por algum nível de sofrimento emocional, isto é, quando uma emoção ou sentimento tem a capacidade de gerar ou agravar uma doença ou sintoma no corpo.

Geralmente, as pessoas que possuem doenças emocionais relatam dores ou sintomas em determinada parte do corpo que não são causadas por nenhuma alteração orgânica. Um exemplo comum é uma dor de estômago que parece uma gastrite, mas que é causada por estresse, ou então enxaquecas e dores de garganta agravadas por tensão ou tristeza.

diagnóstico para as doenças emocionais é feito por exclusão, isto é, o médico primeiro avalia as possíveis causas orgânicas antes da investigação da ordem emocional.

Não há algo determinado que tenha o poder de causar uma doença emocional. Pode ser que algumas pessoas tenham maior propensão que outras, levando em consideração resistência corporal e ambiente de exposição. 

É comum que transtornos mentais como ansiedadeestresse e depressão sejam também a causa de doenças emocionais, como sintomas. Isto ocorre, principalmente, em crianças e idosos, que possuem uma forma diferente de manifestar a depressão, por exemplo, sendo a somatização (adição de doença emocional ou psicossomática) um dos principais sintomas.