A importância dos carboidratos para sua saúde

Abrir mão daquele pãozinho cheiroso que acabou de sair do forno, ou daquele bolo de fim de tarde feito pela mãe ou pela avó é sempre um dilema para quem faz planos para emagrecer ou precisa fazer uma dieta. Essas delícias estão inseridas no grupo de alimentos chamados “carboidratos”. Pães, massas, grãos, algumas frutas e outros alimentos comuns são muitas dietas são vistos como vilões. Mas há especialistas que afirmam que eles são aliados à saúde e não devem ficar de fora de um plano de alimentação saudável.

Os carboidratos desempenham diversas funções em nosso organismo, entre elas a nutrição das células do sistema nervoso central. São a nossa principal fonte de energia. Eles nos ajudam a nos manter em movimento em atividades corriqueiras como andar, correr e trabalhar. Em suma, são vitais para nossa existência. Por toda essa relevância no funcionamento de nosso organismo, o carboidrato jamais deve ser retirado do plano alimentar, segundo especialistas. Fonte vitaminas e minerais, eles também são uma importante fonte de energia para o bom funcionamento do corpo e, por isso, podem ser muito saudáveis quando consumidos do jeito certo.

Os carboidratos devem ser consumidos de forma eficaz, ou seja, por meio de alimentos ricos em amido associados às fibras como, por exemplo, o pão integral. Para quem pratica atividade física regularmente o carboidrato é o nutriente mais importante na alimentação. Isso porque esse nutriente será responsável por maximizar seus estoques antes do exercício, fornecendo energia durante a atividade e colaborando na recuperação pós exercício.

Alimentos ricos em carboidrato:  Arroz, batata, massas em geral, mandioca, pães, bolachas, aveia, granola, cereais matinais, barras de cereais, frutas e legumes são excelentes fontes de carboidrato. Outros nutrientes, como vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina A também podem ser encontrados nesses alimentos.

Carboidratos e perda muscular

Diversos estudos indicam, por exemplo, que o consumo correto do carboidrato na alimentação melhora o desempenho durante o exercício, enquanto uma inadequada ingestão desse nutriente pode causar cansaço e fadiga. Além disso, há o alerta em relação à redução de carboidratos na dieta: quando isso ocorre, o organismo passa a usar as proteínas para produzir energia, causando possível perda da massa muscular. Dessa forma, a ingestão correta de carboidrato previne o uso da proteína muscular.

Dê preferência à versão integral

De acordo com especialistas, a alimentação saudável deve conter pelo menos 50 % do seu total calórico em carboidrato. Consuma de preferência, arroz, pães e bolachas devem ser consumidos em sua versão integral, fornecendo assim um aporte maior de fibras à nossa alimentação. Para quem pratica atividade física essa quantidade deve ser maior e vai variar de acordo com o tipo, frequência e intensidade dos treinos. Por isso, recomenda-se o acompanhamento de nutricionista para avaliação individual.