De acordo com a teoria anatômica há diferenças do esqueleto feminino para o masculino, entre elas, a pelve mais larga, anteversão do colo femoral (coxa rodada para dentro), joelhos valgos, patela alta, torção tibial externa. Todas estas peculiaridades tendem a oferecer alterações biomecânicas nas mulheres, potencializando o surgimento de lesões como dor anterior do joelho, bursites, tendinites, entre outros.
“A dor anterior do joelho é, sem dúvida, a mais comum, causada por treino em excesso, desequilíbrio miotendíneo, erro no gesto do esporte. Dentro deste espectro, a condromalácea ou síndrome femoropatelar e as tendinites do patelar ou quadriciptal são os prevalentes”, explica Dra. Anna Carolina Pavelec, ortopedista e traumatologista do Hospital das Nações.
Segundo a especialista, os dados trazidos nos estudos e os números de lesões que têm crescido a cada ano, as mulheres precisam ficar atentar e aprender a prevenir as lesões, especialmente, as de joelho. “É importante manter treinamento e condicionamento físicos adequados. Manter exercícios para fortalecimento e equilíbrio muscular, alongamento e flexibilidade, buscar a perfeição na execução dos movimentos”, orienta a médica.
Recomenda-se também que as mulheres mantenham uma alimentação saudável, hidratação e consultas regulares ao ginecologista para avaliação hormonal, pois esse fator também pode influenciar e possibilitar as lesões de joelho. “Na teoria hormonal fala-se do estrogênio, que a cada ciclo menstrual podem deixar a mulher suscetível a lesões. E da relaxina, hormônio responsável pelo aumento da elasticidade da mulher e, possivelmente pelo enfraquecimento dos ligamentos e cápsulas articulares.”, comenta Dra. Anna.
As mulheres devem ter cuidado com seus joelhos e, por isso, a prevenção deve começar na escolha da atividade física. Segundo a médica do Hospital das Nações, as modalidades mais recomendadas para elas são: natação, bicicleta, musculação, pilates. As articulações são protegidas pela musculatura e pela boa biomecânica oferecida pelo equilíbrio muscular, então, para se preservar e aumentar a durabilidade das articulações, todo exercícios físico é bem-vindo desde que praticado da maneira correta, como o gesto do movimento correto. “Por isso, o mais importante em toda atividade que for fazer é ter o acompanhamento de um educador físico, que ensinará qual a postura e o gesto corretos para o exercício que se quer praticar”, alerta.
O Hospital das Nações oferece um time especializado em Medicina Esportiva, com profissionais altamente capacitados para atendê-lo. Marque já sua consulta.