Atualmente muitas mulheres praticam atividades físicas para manter a saúde, o bem-estar e ter qualidade de vida. Ir para a academia, caminhar, correr, nadar, pedalar, Ioga, pilates etc. Essas são algumas das atividades mais comuns no dia a dia delas, que uma vez ao mês recebem a visita da famosa “menstruação”, que nem sempre chega de forma suave. Às vezes ela vem acompanhada de dores na cabeça, nas costas, cólicas e até ânsia de vômito, situações incômodas para a prática da atividade física.
No período menstrual, algumas mulheres reclamam que dá até desânimo para malhar, medo de o absorvente marcar as roupas ou o sangue vazar. E aí fica a dúvida, será que “naqueles dias”, as mulheres podem continuar a praticar normalmente suas atividades físicas?
De acordo com a dra. Gislayne Nunes de Souza, ginecologista do Hospital das Nações, não há nenhuma restrição para as mulheres no período menstrual no que se refere à prática de atividades físicas. “Se a mulher estiver bem, não há qualquer impedimento para a prática esportiva escolhida por ela”, afirma.
Segundo a médica, o período menstrual não deve colocar medo nas mulheres, que podem – e devem – manter a prática de atividades físicas com as quais estejam habituadas. O que deve ser considerado nesse contexto são as particularidades de cada uma. Questões como uso de contraceptivo, pílulas, variação hormonal devem ser avaliadas na ida ao ginecologista para que a prática de qualquer exercício só traga benefício à saúde e não agrave algum outro quadro.
“Se ela tiver uma menstruação normal, não a afetará. Mas é preciso buscar auxílio do ginecologista para compreender melhor o seu ciclo e suas particularidades. Não dá para igualar, por exemplo, mulheres comuns que praticam atividades físicas para manter a qualidade de vida, das atletas de alto rendimento. As atletas de alto nível são avaliadas de outra forma neste contexto”, explica.
A médica comenta que a menstruação já não precisa ser mais um tabu na vida das mulheres, que devem ter uma vida normal e realizar as atividades físicas que estão acostumadas a praticar. Se algo estiver errado, é necessário procurar ajuda médica, pois não é preciso sofrer. Com os avanços na medicina, a mulher pode escolher não ter impedimentos por conta da menstruação, pois há diversos tratamentos para cada caso.