Ouve-se muito que é preciso comer bem e praticar exercícios para manter a saúde do corpo e da mente em equilíbrio. Mas a verdade é que falta uma etapa importante para completar esse processo com sucesso. De acordo com especialistas, uma boa noite de sono também se faz necessário. E aí entra a importância da melatonina na vida de todos. Essa substância é conhecida como hormônio da noite – pois é produzida durante o sono – e é uma aliada da saúde ao contribuir para a recuperação das energias durante esse período, fazendo com que o indivíduo se sinta revigorado no dia seguinte.
Outro aspecto analisado pelos especialistas sobre a importância da melatonina no corpo é o fato de ela ser benéfica à saúde do coração. De acordo com cardiologistas, é durante o sono que o órgão trabalha de forma mais lenta e esse ritmo cardíaco mais lento permite que o organismo entre em um estado de compensação de energia.
A melatonina é um presente dado pelo próprio organismo para nosso bem-estar, já que é fabricada naturalmente pelo corpo. Segundo especialistas, além de regular o metabolismo e nos induzir a dormir, essa substância também participa do processo de reparação das nossas células que ao longo do dia foram expostas ao estresse, a poluição etc.
Ou seja, a melatonina age como um poderoso antioxidante, combatendo os radicais livres que agridem o organismo.
Além dessa ação benéfica para nosso organismo revigorar-se e estar preparado para o dia seguinte, cientistas descobriram que a melatonina também é uma aliada à saúde do coração, protegendo o órgão contra arritmias, doença arterial coronariana, hipertensão e outras situações que podem afetar o sistema cardiovascular.
Essa afirmação foi divulgada no site Uol*, onde apresentaram a conclusão de um estudo feito recentemente no International Journal of Molecular Sciences, que teve apoio da Fapesp e participação de cientistas das universidades de São Paulo (USP) e Anhembi Morumbi. De acordo com a publicação, o estudo revisou 162 ensaios clínicos e os pesquisadores brasileiros apontaram que a ação do hormônio sobre a pressão arterial e a frequência cardíaca ocorre tanto nos vasos e no coração, como em outras estruturas do sistema nervoso central e até mesmo sobre as mitocôndrias das células, estruturas importantes na regulação do sistema cardiovascular.
Hora de dormir
A melatonina é um hormônio ligado ao relógio biológico e começa a ser produzida pelo organismo após escurecer, quando o corpo recebe indícios de que é hora de se preparar para adormecer. Por isso, os médicos recomendam uma rotina de preparação do sono, para que esse seja de qualidade.
Essa substância foi sintetizada e é utilizada em casos de pessoas que têm problemas para dormir. Segundo especialistas, há muitos riscos nessa suplementação e tomar suplementos de melatonina indiscriminadamente pode ter efeitos colaterais e trazer riscos para a saúde, já que a melatonina tem ampla ação no organismo e interage com vários sistemas do corpo: o cardiovascular, imunológico, reprodutor e o sistema nervoso central. Por isso, no Brasil, essa suplementação só pode ser feita por meio de prescrição e acompanhamento médico.