EXAMES E DIAGNÓSTICOS

Videolaringoestroboscopia

Exame fundamental para a pesquisa na região da hipofaringe, laringe e qualidade vibratória das cordas vocais.
O Exame é realizado com tubo de 7,0 mm de diâmetro colocado na boca do paciente. É necessário manter a ponta da língua para fora da boca, presa pela mão do examinador, enquanto paciente diz as vogais “É” ou “Í” ou simplesmente respira, para colocar a laringe em posição favorável à sua visualização. O aparelho apenas toca na úvula e produz discreto desconforto na maioria dos pacientes.
As imagens são de excelente qualidade, porém o exame não pode ser feito em crianças pequenas e em adultos com reflexo nauseoso acentuado.
O exame é solicitado em casos de dúvidas de diagnóstico e quando o paciente apresenta problemas na região logo abaixo da garganta, onde o otorrinolaringologista não consegue ver apenas com a realização de oroscopia (fonte de luz direta ou indireta) e principalmente alterações na voz.
O profissional avalia funções como fechamento glótico, mobilidade das pregas vocais, nível vertical das pregas vocais, simetria, periodicidade, amplitude de vibração, onda de mucosa, segmentos fracos, fases do ciclo, atividades supraglóticas e frequência fundamental.
Em alguns casos um anestésico em spray é aplicado na garganta para dar início ao exame.