Com o aumento de número de casos de coronavírus em todo o País, é importante que haja uma mudança na rotina da população para que a doença não traga números ainda mais alarmantes. Para que a situação de pandemia regresse ou ao menos estabilize, algumas medidas de prevenção durante o período de isolamento social, determinado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), podem ajudar a evitar a disseminação da covid-19.
Neste cenário, merecem atenção especial os cuidados no ir e vir para rápidas saídas de casa ao mercado ou a farmácia, a limpeza da casa e até do celular.
Segundo especialistas da área de saúde, como o coronavírus é um vírus respiratório de fácil contágio, é necessário ficar atento nos deslocamentos em ambientes externos. É importante se proteger sempre, especialmente ao sair e ao regressar para a residência. Quando for sair, por exemplo, escolha roupas que cubram os braços e pernas. Na volta para casa, as roupas devem ser trocadas e, em seguida, as mãos lavadas com água e sabão ou higienizadas com álcool gel 70%. Em relação aos sapatos, a indicação é de que fiquem fora de casa e sejam limpos com um pano umedecido em água sanitária ou álcool 70% líquido antes de guardá-los.
Além dessas recomendações, os especialistas ressaltam que um dos maiores cuidados deve ser evitar tocar olhos, nariz e boca antes de higienizar as mãos, uma vez que você pode ter tocado alguma superfície contaminada. Sendo assim, lave as mãos sempre que possível, mantendo-as limpas e protegidas.
A limpeza da casa é outro capítulo importante nessa luta de prevenção a covid-19. Recomenda-se limpar a casa uma vez ao dia com desinfetantes comuns ou água sanitária. Não é trabalhoso e ainda ajudará na preservação da saúde de todos os familiares.
Outro item importante neste cenário de limpeza e cuidados, é o celular. Este aparato tecnológico passa o dia – e às vezes a noite – “grudado” nas pessoas. Ele é carregado para todos os lugares e repousado em diversas superfícies e, por isso, pode ser um potencial transportador do coronavírus. Para que isso não ocorra, é preciso fazer a limpeza do aparelho diariamente utilizando álcool 70% líquido e uma flanela. Com esse pequeno gesto você poderá se proteger da doença e evitar que ela se propague.