A prevenção de doenças está diretamente ligada a deixar o sedentarismo de lado. Isso mesmo, para ficar saudável é preciso mexer-se! O sedentarismo é fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas e ao exercitar-se a pessoa passa a ter menor chance de desenvolver doenças do coração, como o infarto.
Walmor Lemke, coordenador da Cardiologia do Hospital das Nações, esclarece que a atividade física é vital para todos. Segundo ele, exercícios físicos promovem a saúde e somam na busca pela qualidade de vida. “Além de prevenir doenças como pressão alta e ligada com a alteração de colesterol, diabetes, a atividade física é praticamente um tratamento. É uma coadjuvante em alguns casos, inclusive. É fundamental para parte cardiorrespiratória e contribui para o bem-estar e a socialização”, afirma.
É importante realizar sempre uma consulta cardiológica antes de iniciar uma atividade física, especialmente se a pessoa possui fatores de risco (hipertensão, diabetes, colesterol elevado), ou que deseje fazer exercícios de maior intensidade como a corrida, por exemplo.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde cerca de 260 mil mortes por ano por causas como câncer e doença coronariana crônica seriam evitadas se as pessoas fizessem 30 minutos de exercício físico cinco vezes por semana.
“Para o adulto sedentário, recomenda-se fazer no mínimo 150 minutos de atividade física por semana. Com isso, a pessoa sai da marca do sedentarismo. Já crianças e jovens devem fazer no mínimo 60 minutos, todos os dias”, comenta Dr Walmor. “Isso sempre depois de uma avaliação física por um médico do esporte, preparador físico. Ela é fundamental, pois indicará as condições do organismo para iniciar a atividade física”, orienta o cardiologista.
Várias doenças podem ser evitadas com a prática de atividade física:
Diabetes (todos os tipos), pressão alta, problemas com a glicose, obesidade. “É sempre um benefício fazer atividade física. Vai ajudar na redução do peso, por exemplo, e isso trará melhora na condição cardiorrespiratória do indivíduo”, afirma o médico.
Então, comece a cuidar da sua saúde. Marque sua consulta com especialistas, verifique se o coração está pronto para as atividades físicas que pretende praticar e também busque o auxílio de um médico esportivo. Aqui no Hospital das Nações você conta com essas duas especialidades. Venha nos visitar.