Bem Estar, Curiosidades, Dicas, Ginecologia, Mulheres, Saúde

Saiba o que é Perimenopausa e prepare-se para ela

27 de março de 2017 - Bem Estar, Curiosidades, Dicas, Ginecologia, Mulheres, Saúde - Escrito por Hospital das Nações

Ela não é tão conhecida como a menopausa, mas é tão importante quanto. Trata-se da perimenopausa. O nome é diferente e toda mulher deve se familiarizar com ele, afinal, trata-se da fase na qual finda a vida reprodutiva dela. É o momento que antecede a menopausa, ou seja, a aproximação da última menstruação, que ocorre devido à diminuição na produção de estrogênio.
A perimenopausa ocorre quando a mulher atinge por volta dos seus 50 anos. A irregularidade da menstruação, calor, suores noturnos, diminuição da libido, problemas urinários, irritabilidade, hipertensão, dores de cabeça e vertigens são alguns dos sintomas que serão enfrentados nessa fase. Esses sintomas são importantes, pois é por meio deles que o médico consegue realizar o diagnóstico, por meio da observação e, claro, pela irregularidade do ciclo menstrual enfrentado pela mulher.
Para aliviar os sintomas, os especialistas recomendam uma dieta rica em proteínas e a prática de atividades físicas regularmente. Além, claro, de buscar orientação médica para o correto consumo desses alimentos e também os exercícios mais eficazes para aliviar a condição. Outro alerta nesta fase da perimenopausa é sobre o uso dos métodos contraceptivos. Recomenda-se que sejam mantidos, já que, mesmo raro, pode ocorrer gravidez neste período.
Consultar um médico ginecologista é extremamente importante durante toda a fase reprodutiva da mulher, especialmente quando ocorre a menarca – a primeira menstruação. A fase final também deve ser vivida com orientação de especialistas, pois há casos de mulheres que, por desconhecimento confundem a perimenopausa com a menopausa e começam a usar reposição hormonal, prejudicando a saúde da mulher, já que diferente da menopausa, a perimenopausa pode ter duração de muitos anos.
No Hospital das Nações você encontra especialistas na área de Ginecologia. Marque já sua consulta e tire todas suas dúvidas.

Tags: