Bem Estar, Curiosidades, Dicas, Nutrição, Saúde

Saiba mais sobre a hipervitaminose

13 de março de 2017 - Bem Estar, Curiosidades, Dicas, Nutrição, Saúde - Escrito por Hospital das Nações

Ficar saudável, de bem com o corpo e com a vida. Esse é o desejo de muitas pessoas. Nesta busca, alguns apelam para vitaminas vendidas em farmácias sem orientação médica. Os diversos frascos coloridos que prometem deixar o corpo em equilíbrio são vendidos tal como outros produtos que não precisam de controle. E é aí que mora o perigo. Sem saber a dosagem correta a consumir, as pessoas estão comprando remédios que podem se tornar veneno.

É sabido que nosso corpo precisa de vitaminas, mas especialistas afirmam que se passar do limite elas podem virar grandes vilãs acabando com a sua saúde ou com seu dinheiro. Afinal, a venda de suplementos vitamínicos cresce anualmente cerca de 20% no Brasil. No mundo, a demanda pelos comprimidos também aumenta a cada ano, mas menos: só 6%.

Entre os riscos do excesso de vitaminas está a hipervitaminose ou envenenamento por vitamina, que é a condição de armazenamento de altos níveis de vitaminas, que podem levar a sintomas tóxicos, segundo especialistas.

Os suplementos vitamínicos existem para acabar com essa carência de vitaminas no corpo. Mas é importante saber que eles só são indicados por médicos após ser comprovado que a pessoa tem menos vitaminas no corpo do que o necessário seja por alimentação precária ou problemas de absorção dos nutrientes. Nesse caso, a vitamina vira remédio. Como por exemplo, a B3, que tem sido prescrita por alguns médicos contra o colesterol alto. Do contrário, se o corpo não necessitar daquela substância, ela pode causar danos à saúde.

Algumas vitaminas produzem toxicidade em níveis excessivos. Segundo estudos, alta dosagem de vitamina C, por exemplo, tem um forte efeito laxativo.

Por isso, antes de comprar e consumir suplementos vitamínicos recomenda-se procurar um médico nutricionista ou nutrólogo. Ele é o profissional que irá solicitar exames para avaliar o que o seu organismo precisa naquele momento, indicando quais vitaminas e suplementos devem ou não ser consumidos. Essa é uma forma segura de cuidar da sua saúde, não gastar dinheiro á toa e fugir de problemas futuros.

No Hospital das Nações você conta com uma área de Nutrição qualificada. Marque sua consulta e cuide do seu bem-estar.

Tags: