Bem Estar, Curiosidades, Dicas, Oftalmologia, Saúde

Doenças podem ser diagnosticadas por meio do Exame de Fundo de Olho

20 de fevereiro de 2017 - Bem Estar, Curiosidades, Dicas, Oftalmologia, Saúde - Escrito por Hospital das Nações

Basta um simples cisco para entendermos a importância dos olhos no dia a dia, já que é através deles que vemos o mundo e tudo o que nos cerca. Mas será que sabemos como mantê-los saudáveis?

De acordo com especialistas, o exame nomeado Oftalmoscopia, também conhecido como Exame de fundo de olho é um dos mais importantes a serem realizados para manter a saúde dos olhos. Por meio dele se avalia as condições do humor vítreo (líquido do olho), da retina, dos vasos sanguíneos (veias e artérias retineanas) e do nervo óptico (responsável por levar os estímulos visuais, já convertidos em sinais elétricos, ao cérebro).

Quem deve fazer o exame

Trata-se de um exame importante para todos, incluindo as crianças e idosos. A oftalmoscopia é indicada principalmente aos bebês prematuros e filhos de mães que tiveram infecções durante a gestação. Em alguns estados brasileiros o exame é obrigatório a todo recém-nascido, devido à sua importância no diagnóstico da presença de retinoblastoma (tumor que atinge o órgão), de catarata congênita (ou seja, de nascimento), de retinopatia da prematuridade (doença degenerativa que pode levar à cegueira), por exemplo.

Segundo médicos, a oftalmoscopia pode indicar também a toxoplasmose (infecção causada por um parasita, cujo hospedeiro é o gato), a rubéola, o citomegalovírus (um tipo de herpes) e a sífilis.

Quando o adulto deve fazer o exame

Em entrevista ao portal da Revista Viva Saúde, o médico oftalmologista Pedro José Monteiro Cardoso, alerta que portadores de hipertensão, diabetes e glaucoma devem estar mais atentos quanto à realização do exame de fundo de olho, pois são indivíduos com predisposição a males na região dos olhos, tais como diabetes, leucemia, câncer, distúrbios da tireoide, entre outros.

Mesmo assim, os especialistas recomendam que todos visitem o oftalmologista com certa periodicidade e realizem o exame de fundo de olho anualmente, sempre considerando o histórico médico. Além do oftalmologista, outros especialistas também podem realizá-lo, como o clínico-geral, o endocrinologista e o neurologista.

O Hospital das Nações conta com uma equipe multidisciplinar para atendê-lo. Para garantir a saúde de seus olhos, marque já sua consulta.

Tags: