Bem Estar, Cardiologia, Coração, Curiosidades, Dicas, Nutrição, Saúde, Verão

Bebidas energéticas no Carnaval

27 de fevereiro de 2017 - Bem Estar, Cardiologia, Coração, Curiosidades, Dicas, Nutrição, Saúde, Verão - Escrito por Hospital das Nações

O Carnaval chegou e muita gente sai para dançar e se divertir durante o feriadão.  Na maratona intensa e agitada é preciso se hidratar bebendo muito líquido para aguentar até o fim. Mas além de hidratar, os foliões procuram aquela energia extra em outros tipos de bebidas. Para aproveitar a festa ao máximo, eles recorrem às bebidas energéticas.

O perigo do consumo desse tipo de bebida está tanto na quantidade quanto no histórico de saúde de quem consome. Por isso, ela não é proibida, mas deve ser consumida com moderação, de acordo com especialistas.  Recomenda-se, por exemplo, o consumo de apenas uma latinha diariamente em situações como a do longo feriado de carnaval. Também deve-se evitar a mistura de energéticos com bebidas alcoólicas, pois seu consumo inibe a sensação de embriaguez aumentando o risco de intoxicação.

Riscos

Alguns especialistas alertam que esse tipo de bebida, se consumida em excesso coloca em risco a saúde e o coração é o mais afetado. O exagero no consumo também pode provocar confusão mental, taquicardia e arritmia. E se a pessoa tiver alguma propensão a problemas cardíacos, há o risco de sofrer um infarto agudo do miocárdio ou arritmias graves.

Os portadores de diabetes, tabagistas, obesos e usuários de medicação psicotrópica também devem ter cautela quanto ao consumo de bebidas energéticas, pois estão nos grupos de risco e podem sofrer graves consequências.

Caso apareça algum sintoma diferente no organismo após o consumo de bebidas energéticas, na forma pura ou misturada às bebidas alcoólicas, procure ajuda médica.  Se precisar, venha para o Hospital das Nações. Uma equipe de profissionais estará pronta para atendê-lo.

Tags: